en pt

Iniciativas Sociais

Apoiamos e juntamo-nos a iniciativas que adicionem valor para as comunidades onde estamos inseridos.

PORTUGAL

Institucionalmente, apoiou-se a 8.ª edição do Greenfest, um festival dedicado à sustentabilidade e que reuniu, durante quatro dias, empresas, organizações não-governamentais, universidades e entidades públicas para a demonstração de produtos ou programas sustentáveis. O Grupo participou em palestras dirigidas a estudantes e ao público em geral sobre o combate ao desperdício alimentar (incluindo showcooking sobre reaproveitamento criativo de excedentes nas casas dos consumidores), a importância da sustentabilidade ambiental no sector da Distribuição Moderna e a relevância da missão da Academia do Johnson junto de jovens provenientes de comunidades vulneráveis. O festival registou cerca de 25 mil visitantes.

Adicionalmente, patrocinou-se a 11.ª Semana da Responsabilidade Social, dinamizada pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial e pela Rede Portuguesa do Global Compact. Sob o tema "Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável", foi possível abordar e debater todos os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) aprovados pelas Nações Unidas até ao ano 2030.

 

POLÓNIA

No âmbito da parceria com a Danone, a Lubella e o Instytut Matki i Dziecka (Instituto da Mãe e da Criança) - Partnerstwo dla Zdrowia (Parceria para a Saúde) - foram vendidas mais de 1,8 milhões de unidades, todos os meses, de Milk Start a preço de custo.

Este projecto, iniciado em 2006, visa combater a subnutrição das crianças polacas mais desfavorecidas. Nestes 10 anos, venderam-se, sem qualquer lucro associado, mais de 200 milhões de unidades desta gama de produtos, cujos perfis nutricionais providenciam até 25% das necessidades diárias recomendadas de vitaminas e minerais para o crescimento das crianças.

No âmbito da mesma parceria, o programa de sensibilização para a importância do pequeno-almoço - Sniadanie Daje Moc (O Pequeno-Almoço dá Força) - foi alargado para 7.826 escolas, que correspondem a mais de metade das escolas primárias do país, envolvendo 195.650 crianças, um incremento de mais de 13 mil crianças face ao ano lectivo anterior.

A Biedronka, em parceria com o seu fornecedor de vegetais Green Factory, deu início ao programa Zielona Kraina (Terra Verde), que conta com a participação do Instytut Żywności i Żywienia (Instituto de Alimentação e Nutrição Polaco), com o objectivo de fomentar hábitos de alimentação mais saudáveis entre as gerações mais jovens. Contando com nutricionistas e cozinheiros, e alinhado com os programas escolares e padrões alimentares recomendados por especialistas, realizaram-se 200 workshops gratuitos em 70 escolas de quatro cidades polacas, envolvendo mais de 4.000 crianças do 4.º ano de escolaridade e 200 professores.


COLÔMBIA

Na Colômbia, as lojas Ara mantiveram o seu apoio à iniciativa governamental Madres Comunitarias, que pretende ajudar com géneros alimentares as amas que cuidam de crianças até aos cinco anos de idade em regiões com poucos recursos financeiros.

Em 2016, foram doados regularmente géneros alimentares a um total de 262 creches comunitárias que abrangem 3.668 crianças, mais 268 do que em 2015. O valor dos cabazes ascendeu a mais de 82 mil euros e representou uma oferta de 130 toneladas de alimentos, mais 55% quando comparado com o ano anterior.

O apoio dado pela Ara é monitorizado junto das amas, através de representantes do Instituto Colombiano de Bienestar Familiar (ICBF), que avaliam o correcto encaminhamento dos alimentos, assim como o bem-estar mental e físico das crianças beneficiadas.


Prémios de Literatura Infantil

Consciente de que a promoção e difusão da literatura infantil funciona como um catalisador do conhecimento, espírito crítico e criatividade junto das gerações mais jovens, o Pingo Doce iniciou, há uma década, o desenvolvimento de livros infantojuvenis a preços acessíveis a todos os orçamentos familiares. Mais de 350 títulos exclusivos foram lançados neste período, registando-se mais de 1.800 cópias vendidas nos últimos três anos.

Os Prémios de Literatura Infantil Pingo Doce e Biedronka têm como objectivo incentivar a criatividade literária e artística, premiando obras originais, e democratizar o acesso à leitura numa fase importante do desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.

Em Portugal, realizou-se a 3.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, que contou com mais de 2.500 candidaturas a um prémio de 50 mil euros, divididos entre os vencedores da edição de texto e ilustração. Adicionalmente, os vencedores viram concretizada a oportunidade de publicação e venda da sua primeira obra nas lojas Pingo Doce.

Após o sucesso da primeira edição do  Prémio de Literatura Infantil Biedronka, que se traduziu em vendas superiores a 35 mil cópias da obra vencedora, realizou-se a 2.ª edição do Prémio. Foram submetidas mais de 5 mil obras a concurso, recebendo os autores de texto e ilustração da obra vencedora um valor monetário equivalente ao do prémio do Pingo Doce, e vendo a mesma publicada e vendida exclusivamente nas lojas Biedronka.