en pt

Responsabilidade Social Interna

O Grupo Jerónimo Martins mantém um foco constante no bem-estar dos colaboradores e respectivas famílias. Neste âmbito, implementou diversos projectos de Responsabilidade Social Interna que abrangem três eixos estratégicos: Saúde, Educação e Bem-Estar Familiar.

Jerónimo Martins tem como objectivo contribuir para a coesão social das comunidades onde se encontra, respondendo às principais expectativas dos colaboradores. Em 2016, o Grupo investiu mais de 16,6 milhões de euros no âmbito da Responsabilidade Social Interna.

 

SAÚDE

Em 2016, manteve-se o programa "SOS Dentista" que visa apoiar os colaboradores com menores rendimentos nos encargos com tratamentos dentários e promover a saúde oral, contribuindo para uma melhoria da sua qualidade de vida. Nesta edição, foram registadas 1.500 inscrições e concluíram tratamento 678 colaboradores.

Apesar da melhoria observada nos últimos anos, Portugal é ainda classificado como um país de severidade moderada no que diz respeito à cárie dentária infantil, razão pela qual foi lançado o Programa "SOS Dentista Júnior", destinado aos filhos dos colaboradores com idades compreendidas entre os sete e os 17 anos. Foram integradas 500 crianças e rastreadas 279 crianças.

Na Polónia, o programa "Vamos Cuidar da Saúde Juntos" permitiu que cerca de 3.500 colaboradores realizassem mais de 17.500 rastreios de saúde gratuitos, tendo sido introduzidas novas especialidades de diagnóstico.

Ainda na Polónia, foi mantido o "Programa de Apoio a Crianças com Necessidades Especiais ao Nível Médico" que inclui o acesso a medicação, reabilitação, cirurgia, assistência psicológica para as famílias e a participação em campos de férias para reabilitação na área do autismo e da deficiência física. Em 2016, 200 colaboradores receberam apoio financeiro para cobrir despesas médicas e 70 crianças participaram nos campos de férias.

 

EDUCAÇÃO

Em Portugal, o Grupo manteve o programa "Bolsas de Estudo" destinado a colaboradores e filhos que, não tendo condições financeiras, pretendem ingressar ou reingressar no ensino superior. Foram atribuídas 90 bolsas de estudo para o ano lectivo de 2016/2017. Desde o seu lançamento, já beneficiaram desta medida 332 bolseiros.

No âmbito da campanha "Regresso às Aulas", em Portugal e na Polónia, ofereceram-se mais de 4.300 kits escolares aos filhos dos colaboradores que iniciaram o 1.º ano do Ensino Básico.

Também na Polónia, deu-se continuidade ao programa "Para a Escola com a Biedronka", através do qual o Grupo comparticipou financeiramente o valor dos livros escolares dos filhos de colaboradores em situação de dificuldade económica. Cerca de 2.700 famílias foram abrangidas por esta medida.

Ainda nesta área de actuação, Jerónimo Martins promoveu os "Campos de Férias de Verão" em Portugal e na Polónia, nos quais participaram cerca de 2.500 crianças. Destaca-se, ainda, o "Campo de Férias em Inglaterra", que recebeu 120 filhos de colaboradores de ambos os países.

 

BEM-ESTAR FAMILIAR

Em Portugal, o "Fundo de Emergência Social" apoiou 783 colaboradores, correspondendo a um investimento de 560 mil euros de apoio repartidos pelas áreas alimentar, de saúde, educação, jurídica e de orientação financeira. Este Fundo conta com o acompanhamento profissionalizado de cinco assistentes sociais do Grupo, garantindo, por um lado, uma resposta mais rápida e eficiente e, por outro, uma resposta mais assertiva aos casos mais críticos. Em 2016, as assistentes sociais acompanharam 404 casos de apoio social.

Na Polónia, o programa "Podes Contar com a Biedronka" apoiou mais de 4.300 colaboradores em situação de dificuldade económica, tendo sido também implementado um cartão pré-pago para apoio financeiro aos colaboradores e um novo portal externo dirigido em especial a todos os que não têm acesso a computador no seu local de trabalho, podendo, através deste, encontrar toda a informação sobre os programas de responsabilidade social interna.

O Grupo celebrou o Dia Mundial da Criança e o Natal com os seus colaboradores oferecendo, em Portugal e na Polónia, cerca de 117 mil presentes. Adicionalmente, querendo contribuir para os primeiros meses de vida dos filhos recém-nascidos dos colaboradores, o Grupo ofereceu nestes dois países mais de 4.600 Kits Bebé.