en pt

Gestão de Resíduos

O Grupo Jerónimo Martins aposta na prevenção, minimização e valorização dos resíduos gerados, não só pela sua actividade, mas também ajudando os seus consumidores nesta tarefa.

Acreditamos no impacto positivo da sensibilização dos nossos colaboradores e das populações para a adopção de práticas de prevenção e minimização de resíduos, assim como para a sua correcta separação, que contribuam para uma valorização dos mesmos e para uma poupança dos recursos naturais.

 

ECOPONTOS

O Grupo disponibiliza ecopontos nas suas lojas. Dos projectos realizados em 2016, destacam-se os seguintes resultados.

  • rede de ecopontos do Pingo Doce: 372 lojas abrangidas, o que perfaz 90% do parque de lojas;
  • valorização das cápsulas de café e tampas/rolhas/caricas: 3.500 euros, que reverteram integralmente para instituições de solidariedade social;
  • ecopontos para recolha de pequenos electrodomésticos, lâmpadas fluorescentes e pilhas: 97% do parque de lojas da Biedronka;
  • a reactivação dos ecopontos para recolha de pilhas no parque de lojas da Ara está previsto para 2017, como consequência de uma revisão ao enquadramento legal colombiano.

CARACTERIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS

O Grupo aposta na valorização dos resíduos que produz, assim como dos que são depositados pelos seus clientes.

Em 2016, Jerónimo Martins encaminhou para valorização mais de 83% dos resíduos produzidos. No total, o Grupo gerou 419.979 toneladas de resíduos, o que representa um aumento de 8% face ao ano anterior. Este acréscimo deve-se ao aumento do parque de lojas e à inclusão do negócio Agro-alimentar.


ECODESIGN de embalagens

Uma estratégia de sustentabilidade eficaz implica a mudança de práticas internas, mas também promover a adopção de processos mais responsáveis por parte dos fornecedores. Ambas as partes têm trabalhado para melhorar o perfil de eco-eficiência das embalagens com o objectivo de:

  • reduzir o impacte ambiental das embalagens de Marcas Próprias;
  • optimizar os custos de produção, transporte e gestão de resíduos das embalagens.

Desde o início do projecto, em 2009, já foram poupadas mais de 2.480 toneladas de materiais por ano e evitada a emissão de 475 toneladas de CO2 em transportes.

Na Polónia, todas as caixas para acondicionamento de fruta e vegetais são produzidas em cartão reciclado e com certificação Forest Stewardship Council (FSC).