Jerónimo Martins considerado um dos grandes retalhistas mundiais.

Jerónimo Martins SGPS, SA
Janeiro
2012
O Grupo Jerónimo Martins foi considerado um dos grandes retalhistas mundiais no ranking Global Powers of Retailing 2012.

O Grupo Jerónimo Martins foi considerado um dos grandes retalhistas mundiais no ranking Global Powers of Retailing 2012, que acaba de ser divulgado pela consultora Deloitte e pela revista "Stores", tendo por base a informação dos relatórios e contas de 2010.

Pela primeira vez, Jerónimo Martins faz parte do Top 30 das empresas com "Q ratio" mais elevado, ocupando a 29ª posição tendo obtido um rácio de 1,91. Este indicador é obtido dividindo o valor de mercado da companhia pelos seus activos fixos. Quando o rácio é maior do que um, significa que o mercado de capitais acredita que parte do valor resulta de activos intangíveis, não reconhecidos no Balanço, nomeadamente o valor da marca, a diferenciação, a inovação, a satisfação do cliente, a posição dominante de mercado, a fidelidade do cliente e uma execução operacional hábil. Um "Q ratio" elevado traduz-se em marcas com identidade forte, que oferecem aos seus consumidores uma experiência única de compra e claramente diferenciadora face à concorrência.

No grupo dos 50 retalhistas que mais cresceram nos últimos cinco anos, Jerónimo Martins figura na 21ª posição, seis lugares acima da classificação obtida no ano anterior. Enquanto a média de crescimento anual das vendas destes 50 retalhistas mundiais se fixou nos 14,6%, no Grupo Jerónimo Martins este indicador situou-se nos 19%.

Neste ranking geral constituído pelas 250 maiores empresas de retalho mundiais, o Grupo alcançou o 81º lugar, quatro posições acima da ocupada no ano anterior. Esta classificação é baseada em vários indicadores económicos, nomeadamente nas receitas totais, no valor do negócio de retalho e nos lucros líquidos.