• Lançada a Fundação Biedronka para apoiar idosos carenciados

Lançada a Fundação Biedronka para apoiar idosos carenciados

• 50 milhões de zlótis (cerca de 11,5 milhões de euros) – este é o valor disponível em 2020 para a Fundação Biedronka, que acaba de iniciar a sua actividade na Polónia;
  • A Fundação pretende apoiar as populações mais idosas e contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida;
  • A primeira iniciativa da Fundação Biedronka será um programa de cartões pré-pagos intitulado “Para as Compras do Dia-a-Dia”, que abrange 10.000 seniores carenciados. A Fundação Biedronka vai aplicar quase 15 milhões de zlótis (cerca de 3,5 milhões de euros) neste programa.

25.º aniversário da Biedronka

“O 25.º aniversário é uma excelente oportunidade para agradecermos à sociedade polaca o facto de acreditar em nós e para reforçarmos compromissos sociais de grande relevo. Ao prosseguirmos actividades que satisfazem necessidades básicas do ser humano e pelo facto de termos uma escala muito grande, temos aqui uma oportunidade única para darmos o nosso contributo na procura de soluções para os desafios que se colocam às comunidades locais e para apoiarmos de forma concreta os mais carenciados. A Polónia permitiu à Biedronka tornar-se grande e estamos bem conscientes da responsabilidade que isto acarreta. É por isso que a Fundação Biedronka é lançada com o foco no grupo da população que enfrenta os desafios mais duros: os idosos.”– declarou Pedro Soares dos Santos, Presidente e Administrador-delegado do Grupo Jerónimo Martins.

De acordo com os dados e previsões do gabinete de estatística polaco (Główny Urząd Statystyczny), um em cada quatro polacos tem mais de 60 anos de idade e, em 2050, a população idosa representará 40% da sociedade. A Polónia é um dos países com um ritmo de envelhecimento mais acelerado do mundo, pelo que providenciar aos idosos melhores condições de vida está a tornar-se um grande desafio. A década 2020-2030 foi considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a “Década do Envelhecimento Saudável” – o objectivo é que os idosos se mantenham saudáveis física e mentalmente, auto-confiantes e aptos para serem autónomos na sociedade o máximo de tempo possível.

Objectivos da Fundação Biedronka

A Fundação Biedronka vai apoiar a população sénior para que possa viver de forma digna e com saúde pelo maior período possível. Os objectivos da recém-criada Fundação são, entre outros, combater a pobreza, problemas de nutrição, solidão e exclusão social dos idosos.

Em 2020, a Fundação Biedronka vai ter um orçamento de 50 milhões de zlótis (cerca de 11,5 milhões de euros) e, nos próximos anos, a sua fundadora - Jerónimo Martins Polska – planeia alocar entre 7,5 e 20 milhões de euros para apoiar a Fundação.