• Jerónimo Martins ascende ao 49.º lugar entre os maiores retalhistas do Mundo

Jerónimo Martins ascende ao 49.º lugar entre os maiores retalhistas do Mundo

O Grupo Jerónimo Martins é o 49.º maior retalhista do Mundo, segundo a edição de 2022 do “Global Powers of Retailing” divulgado pela Deloitte, subindo assim uma posição face à edição do ano passado. De acordo com a lista divulgada com o estudo, o Grupo é o 18.º maior retalhista alimentar da Europa e o 32.º a nível mundial.

A edição de 2022 identifica os 250 maiores retalhistas do mundo e analisa o desempenho obtido pelo sector ao nível do volume de negócios, crescimento e rentabilidade nas várias geografias, segmentos de actividade e formatos de loja. O estudo revela que “as 250 maiores empresas mundiais de retalho geraram um total de receitas agregadas de 5,11 biliões de dólares no ano fiscal de 2020 (exercícios fiscais encerrados em 30 de Junho de 2021), o que representa um crescimento de 5,2%”.

Sobre a Jerónimo Martins, a análise feita pela Deloitte destaca que ocupa a 49.ª posição a nível mundial, “um lugar acima comparativamente ao ano anterior, com um crescimento de 3.5% e com receitas consolidadas de 20,860 mil milhões de dólares. A Jerónimo Martins está presente em três países (Pingo Doce e Recheio em Portugal, Biedronka e Hebe na Polónia, e, Ara na Colômbia).”

Ranking mundial continua a ser liderado pela Walmart, seguido pela Amazon e pela Costco Wholesale Corporation

O ranking mundial continua a ser liderado pela Walmart (559,151 mil milhões de dólares), seguido da Amazon (213,573 mil milhões de dólares) e da Costco Wholesale Corporation (166,761 mil milhões de dólares). A lista das 10 maiores retalhistas do mundo continua a ser dominada por empresas sediadas nos Estados Unidos (7), ainda que, e pela primeira vez, durante o ano fiscal de 2020 se tenha assistido à entrada de um retalhista chinês (JD) no Top 10.

O maior sector de produtos continua a ser o de bens de consumo rápido (FMCG), que representa 66,4% da receita de retalho das 250 maiores empresas.

O estudo Global Powers of Retailing da Deloitte revela ainda que, com 55% dos consumidores a afirmarem comprar produtos ou serviços sustentáveis, os retalhistas estão a ajustar as suas cadeias de abastecimento em prol das tendências de crescimento sustentável e consumo responsável. A maioria dos retalhistas no Top 250 demonstra ter delineado compromissos ESG e feito esforços na promoção de métricas nesta área. Para responder às preocupações dos clientes, como millennials e geração Z, os retalhistas colocam no centro das suas estratégias de negócio a sustentabilidade das suas marcas e dos seus produtos.

João Paulo Domingos, Partner e líder do sector de Consumer da Deloitte, explica que “apesar de 2021 ter sido um ano muito desafiante devido ao aumento da inflação, à escassez de mão de obra e às interrupções causadas pela pandemia na cadeia de abastecimento, o sector do retalho está numa trajectória de crescimento, com os principais players a conseguirem responder aos desafios mais exigentes que estes novos tempos impõem”.

Nota:
Recorde-se que o Grupo Jerónimo Martins anunciou ao mercado de capitais um crescimento nas vendas consolidadas de 8,3% para os 20.889 milhões de euros em 2021.