• 5 milhões de euros para contribuir para a ajuda humanitária aos refugiados ucranianos na Polónia

Face à escalada da crise na Ucrânia e ao impacto humanitário da guerra, nomeadamente no que diz respeito às centenas de milhares de refugiados que já entraram na Polónia e também àqueles que tentam atravessar a fronteira polaca todos os dias desde a invasão, o Grupo Jerónimo Martins vai fazer de imediato um donativo monetário no valor total de 5 milhões de euros (aproximadamente 24 milhões de zloty).

Este donativo vai ser transferido, em partes iguais, para cinco organizações que estão activamente a recolher fundos e a trabalhar no terreno para apoiar as pessoas na Ucrânia e os refugiados, e mitigar o seu sofrimento: 1 milhão de euros para a Cruz Vermelha Polaca, 1 milhão de euros para a Cáritas Polaca, 1 milhão de euros para Acção Humanitária Polaca, 1 milhão de euros para a Missão Médica Polaca e 1 milhão de euros para as Aldeias de Crianças SOS na Polónia.

Esta contribuição financeira soma aos 10 milhões de zloty (cerca de 2 milhões de euros) que a Biedronka – a maior Companhia do Grupo Jerónimo Martins – e a Fundação Biedronka têm vindo a implementar nestes últimos dias. Em conjunto estão a canalizar a ajuda para o apoio alimentar e não alimentar, em colaboração com ONG e outras instituições públicas e da sociedade civil a actuar na fronteira.

“Todos nós no Grupo Jerónimo Martins estamos com o povo polaco no seu admirável esforço colectivo para ajudar os ucranianos neste tempo de profunda crise humanitária. Destaco com especial apreço a mobilização das nossas equipas da Biedronka que, desde o primeiro momento, têm estado na linha da frente do apoio às organizações que estão no terreno”, afirma o Presidente do Grupo Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos.

As maiores Companhias do Grupo Jerónimo Martins em Portugal – Pingo Doce e Recheio – estão disponíveis para participar no esforço colectivo para receber e integrar os refugiados ucranianos em Portugal. As duas Companhias estão prontas e com vontade de contribuir com produtos alimentares e não alimentares e, também, para encontrar outras formas para trabalhar com instituições públicas e com organizações não governamentais no auxílio aos que mais precisam, neste contexto.

***

A Cruz Vermelha Polaca pertence ao Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e tem como missão prevenir e aliviar o sofrimento humano e proteger a dignidade humana, independentemente de nacionalidade, raça, sexo, crenças religiosas ou orientações políticas. Está actualmente empenhada na distribuição de alimentos junto à fronteira, na entrega de produtos essenciais aos refugiados na Polónia e no transporte de produtos de primeira necessidade para a Ucrânia.
Polski Czerwony Krzyż PCKPolski Czerwony Krzyż | Najstarsza polska organizacja humanitarna

A Caritas Polska é uma instituição católica de caridade instituída pela Conferência Episcopal Polaca, sendo a maior organização de caridade da Polónia. É responsável por acções de âmbito nacional e por prestar ajuda internacional – apoiando, em particular, vítimas de desastres naturais e conflitos armados em todo o Mundo. Está actualmente activa na distribuição de produtos de primeira necessidade na Ucrânia e aos refugiados na Polónia, e também no transporte para a Polónia de crianças que estão institucionalizadas na Ucrânia.
Caritas Polska

A Acção Humanitária Polaca presta ajuda humanitária incluindo de alimentação e outras formas de apoio a pessoas que, devido à guerra, tiveram de deixar as suas casas, tanto internamente na Ucrânia como aos refugiados que procuram ajuda na Polónia. Está actualmente a distribuir alimentos na fronteira e a providenciar kits de ajuda com produtos de primeira necessidade para serem transportados para a Ucrânia. A Acção Humanitária Polaca está também a trabalhar com a Habitat para a Humanidade na preparação de casas para acolher refugiados.
Polska Akcja Humanitarna (pah.org.pl)

A Missão Médica Polaca é uma organização humanitária que presta assistência médica nos países em necessidade. Já enviou equipas médicas para a Ucrânia bem como medicamentos e material médico (ligaduras, analgésicos, antibióticos, entre outros) e equipamento médico especializado.
Polish Medical Mission (pmm.org.pl)

A Associação Aldeias Infantis SOS na Polónia ajuda crianças abandonadas, órfãs, vulneráveis e crianças em risco de perderem os cuidados parentais. Faz parte da organização internacional das Aldeias Infantis SOS e gere quatro Aldeias SOS na Polónia. Estão a apoiar cerca de 16 mil crianças ucranianas de orfanatos e institucionalizadas dando-lhes transporte, abrigo, comida, assistência médica e psicológica.
SOS Wioski Dziecięce w Polsce - pomoc dzieciom (wioskisos.org)