• Jerónimo Martins é, pelo quarto ano consecutivo, o retalhista alimentar a nível mundial com melhor classificação pelo CDP

• CDP avaliou com A (pontuação máxima) o desempenho do Grupo em “Combate às alterações climáticas”
  • Jerónimo Martins obteve ainda A- (nível de liderança) nos outros dois programas avaliados: “Gestão da água enquanto recurso crítico” e gestão das commodities mais associadas ao risco de desflorestação: óleo de palma, madeira, gado bovino e soja
  • Avaliação do CDP abrange mais de 23.000 empresas de todo o mundo, que representam 2/3 da capitalização bolsista global

O CDP – Disclosure Insight Action acaba de divulgar a sua avaliação anual e o Grupo Jerónimo Martins ocupa, pelo quarto ano consecutivo, o primeiro lugar a nível mundial no sector do retalho alimentar pela qualidade do seu desempenho – e pela transparência do seu reporte - no combate às alterações climáticas, na gestão da água enquanto recurso crítico e no combate à desflorestação.

Nestes três programas avaliados pelo CDP, o Grupo Jerónimo Martins obteve a classificação máxima (A) no combate às alterações climáticas (Climate Change) e o nível de liderança (A-) tanto na gestão da água enquanto recurso crítico (Water Security) como na gestão das commodities mais associadas ao risco de desflorestação (Forests): óleo de palma, madeira, gado bovino e soja. Nenhum outro retalhista alimentar, a nível mundial, atingiu uma classificação tão elevada.

O CDP atribuiu também ao Grupo Jerónimo Martins o nível máximo (A) pela forma como integra a sustentabilidade na sua estratégia de negócios, e pela identificação e divulgação das suas práticas de gestão do risco associadas a estes temas.

Pedro Soares dos Santos, Presidente e Administrador-Delegado do Grupo Jerónimo Martins afirma que “sermos líderes mundiais no nosso sector, pelo quarto ano consecutivo, demonstra a solidez e consistência com que temos vindo a incorporar as preocupações com a sustentabilidade na forma como conduzimos os nossos negócios e é o reconhecimento do rigor e transparência que colocamos na nossa comunicação sobre estas matérias.”

Estes resultados refletem as boas práticas do Grupo Jerónimo Martins na gestão da relação entre prosperidade económica, desenvolvimento social e preservação ambiental, que têm vindo a ser reconhecidas internacionalmente com a inclusão em mais de 120 índices de sustentabilidade, entre os quais o Eurozone 120 e Europe 120, ambos da Euronext Vigeo-Eiris, ou os FTSE4Good Developed e Europe Indexes.

O CDP é uma organização sem fins lucrativos que incentiva empresas e cidades a medir e gerir oportunidades e riscos em matérias de ambiente e de alterações climáticas. Anualmente, recolhe informação através dos seus programas “Combate às alterações climáticas”, “Florestas” e “Gestão da água enquanto recurso crítico”. Em 2023, a avaliação do CDP abrangeu mais de 23.000 empresas de todo o mundo, que representam dois terços da capitalização bolsista global.

Para mais informações, consultar o site do CDP